Não é novidade que o mundo como conhecíamos vendo sofrendo constante evolução com muita velocidade tendo como fator principal o avanço tecnológico com o surgimento da internet, a qual permitiu a aproximação entre pessoas físicas e jurídicas com extrema facilidade de processamento de dados, além do acesso rápido e fácil a informação.
Essa evolução permitiu o estreitamento das relações exteriores, trazendo impactos na indústria, mercado, consumidores, nações etc. Dando a vaga sensação de que “o mundo se tornou menor”.
Dito isso, a forma como a tecnologia tem influenciado a sociedade como um todo, não poderia também deixar de influenciar a advocacia construindo um novo ecossistema agora digital denominado advocacia 4.0.
A advocacia 4.0 acompanha a evolução tecnológica surgindo plataformas digitais que visam otimizar e potencializar o trabalho do advogado e algumas até mesmo excluir a necessidade de contratação do mesmo. Sendo assim, o rápido acesso a informação pode fazer com que o advogado possa parecer dispensável.
Todavia, a advocacia 4.0 surgiu da contribuição de diversos profissionais jurídicos que buscam melhorar a qualidade de suas atividades, atendendo de maneira mais eficiente e célere as necessidades dos clientes.
Portanto, o ecossistema da advocacia 4.0 consiste em uma atuação mais focada em construção de conhecimento jurídico com a redução de trabalhos que antes exigiam muito tempo dos profissionais. Permitindo a acessibilidade do cliente para com o advogado, cingindo uma atuação conjunta entre ambos, o que antes não se via, pois o advogado possuía o argumento de autoridade.
O Escritório Fumagalli Advocacia está inserido nesta nova realidade atuando com uma equipe de profissionais distribuídos pelo Estado de São Paulo, aderindo o atendimento via plataformas digitais por videoconferência, o que nos permite aproximação com o cliente em qualquer localidade do país.
https://transformacaodigital.com/advogado-4-0-quarta-revolucao-industrial-impactando-advocacia/ (acesso em 12/12/2019)
https://blog.juriscorrespondente.com.br/o-que-e-o-advogado-4-0-e-como-voce-pode-ser-um/ (acesso em 12/12/2019)
Comments